A evolução das impressoras disponíveis no mercado é cada vez mais impressionante. Uma grande variedade de marcas, modelos, tamanhos e funcionalidades podem ser encontradas disponíveis no mercado. Nesse contexto, surge a impressora 3D, um modelo de alta tecnologia.
Ela reune funções como a criação de objetos personalizados e protótipos. Ela é ideal se você quer produzir objetos para decoração, festas e por aí vai.
Está pensando em comprar uma? Na hora de decidir, alguns pontos devem ser levados em conta, certo?
Nós selecionamos algumas dicas importantes sobre o que observar ao investir em uma impressora 3D. Para conferir é só continuar a leitura do texto!
Matéria prima
Antes de comprar a sua impressora 3D recomendamos que você verifique qual a matéria prima usada para fazer a impressão. Se você está iniciando, o ideal é optar pela utilização do PLA (Ácido Polilático). Ele é Biodegradável e uma vantagem desse tipo de filamento é que ele tem um esfriamento mais rápido. Assim, diminui os riscos de deformações ou desperdício de materiais e tempo com utensílios que não tiveram um bom resultado final na impressão
Uma outra matéria prima muito utilizada é o Acrilonitrila butadieno estireno (ABS). Ele é um plástico que tem derivação do petróleo e é muito usado para a fabricação de peças de LEGO. No entanto, o tempo de esfriamento ao usá-lo é maior do que o PLA. Por isso, é preciso ter mais cuidado porque as impressões podem ter algumas deformidades.
Software
Antes de você iniciar a impressão 3D você definirá qual item que será impresso. Esse processo da criação ocorre por meio de um software, nele é possível definir todas as especificações de impressão de cada projeto em seu computador e então, iniciar a materialização daquele desenho que você planejou.
Opte por um software que atenda às suas necessidades e que tenha uma boa qualidade. Alguns deles são gratuitos e com um excelente desempenho.
A Silhouette Alta, por exemplo, conta com um software para impressão 3D gratuito e simplificado, sendo um bom recurso para os seus projetos se você busca por um modelo de fácil uso.
Tamanho final do projeto
O tamanho dos utensílios que você deseja imprimir também deve ser um dos pontos relevantes ao comprar a impressora 3D. Em grande parte das alternativas disponíveis, o volume de impressão é de 200x200x200mm.
Mas, é preciso avaliar os modelos e as diferenças que existem entre cada um deles nesse sentido. Por exemplo, as mesas de 200x200x200mm não é a opção ideal se o objetivo for a produção de objetos maiores.
Do mesmo modo, se você quer investir em pequenos itens, como decoração, talvez uma alternativa específica para isso seja mais interessante.
Comprar impressora 3D é uma escolha de muitas pessoas que desejam iniciar um negócio ou aprender mais sobre o funcionamento desse produto. No entanto, existem diversos modelos no mercado e é preciso pesquisar antes de adquirir a sua. Aspectos como tamanho dos itens que serão produzidos e matéria prima usada para a impressão são questões relevantes e que devem ser analisadas antes da compra. Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a aprofundar mais o seu conhecimento sobre o assunto.
Gostou dessas dicas sobre como comprar impressora 3D? Então, nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades. Estamos no Facebook, Instagram e Youtube!