Brochura x Costura qual é a diferença?

Não é mais novidade que eu fui picada pelo bichinho da encadernação!
Estou muito encantada por todas as possibilidades desse universo e aposto muito que é um nicho que tem muito a crescer num futuro próximo.

Eu comecei a criar produtos digitais para encadernação lá em 2016, mas desde o ano passado passei a dar mais atenção a esse público e enxergar um mundo de possibilidades com isso! Pra atender às necessidades de quem trabalha nessa área (e tornar tudo o mais acessível possível pra quem quisesse iniciar) passei a lançar arquivos de miolo para encadernação wire-o/espiral (já velhas conhecidas) e também versões para costura artesanal e brochuras. Mas pera ai? Miolo pra costura artesanal e pra brochura é o mesmo? Não?! Qual a diferença então? Essa é uma dúvida bem comum, e eu vim esclarecer hoje pra vocês.

Caderno de Lembranças Dia das Mães | Costura
Caderno de Lembranças Dia das Mães | Costura

Costura

Elas não são a mesma coisa, mas o significado de um cruza com o do outro, e por isso dá um pequeno nó na cabeça de quem tá chegando por agora nesse meio. Existem muitos processos para encadernar, e um desses processos é a costura artesanal, e dentro da costura artesanal há um leque imenso de possibilidades: você pode fazer costura exposta, ou dá pra esconder a costura… Você pode fazer com uma capa única, pode fazer com capa em três partes, pode usar papelão, couro, madeira e até resina pra fazer as capas. O ponto comum: em todas você vai costurar papel!

Caderno de Lembranças Dia das Mães | Costura
Caderno de Lembranças Dia das Mães | Costura

Quando na loja tem um miolo dizendo que é pra costura artesanal quer dizer que ele foi pensado para fazer vários caderninhos que vão ser dobrados, empilhados e costrurados, formando assim um livro todo. E isso é uma arte, acredite! Pode jogar no Pinterest que você vai encontrar uma coisa mais linda que a outra!

Brochura

Caderno de Dia dos Namorados – Versão Brochura

Tá, mas e a brochura?
Pois bem: brochura é um tipo de encadernação que pode ou não ser feita com costura…Brochura, ao pé da letra, é aquele volume encadernado com a capa flexível, de papel cartão ou fotográfico (lembra das capas de revista?), onde a capa é colada ao miolo pela lombada. Agora num sentido mais informal, do dia-a-dia, a gente chama de brochura aquele caderno único, em que todas as folhas foram dobradas ao meio juntas e costuradas ou grampeadas junto com a capa.

Caderno Dia dos Namorados – Brochurinha

Na prática, os arquivos digitais para brochura têm margens bem mais generosas que os arquivos para costura. Isso porque quando dobramos um número grande de folhas juntas, a borda do livreto desliza bastante, fazendo com que a gente precise refilar essa parte pra dar acabamento. Então no layout precisamos levar em conta o espaço que o refile vai “comer” pra que, depois do refile feito, as margens tenham um aspecto harmônico.

Trocando em miúdos, o miolo para costura é pensado para resultar em um único volume pra todo o projeto. Pode ser um planner, um álbum, um caderno de memórias, etc…
Já o miolo para “brochurinha” como eu normalmente chamo vai resultar em vários livretinhos separados, cada um com sua capa, que juntos formam o projeto. Isso porque como todas as folhas são unidas de uma vez, temos um limite de número de páginas que seja viável encadernar de uma vez, sabe…

No planner por exemplo, cada brochura correpondia a um trimestre… No caderno de páscoa, cada brochura era um tipo de atividade. Já no projeto de Dia dos Namorados, cada parte do caderno resultou em uma brochurinha!

Planners Trimestrais – Brochura

Os modelos de brochurinha são excelentes pra quem está começando a se aventurar no mundo da encadernação, pois envolve processo mais simples de executar e tem um custo inicial bem baixo, já que essencialmente você naõ precisa de equipamentos sofisticados pra fazer uma brochurinha pra chamar de sua!

Espero que tenha dado pra entender a diferença entre elas! Agora todo mundo pode escolher com segurança qual é o miolo ideal para o seu trabalho!

Deixe uma resposta