Silhou o que? Silhouette?

“Silhouette Cameo? O que exatamente é isso?”

Nos últimos dias venho recebido mensagens e e-mail’s perguntando o que é e o que faz essa tal de Silhouette Cameo. E pra facilitar tanto os novatos quanto a minha pessoa (que sempre esquece de algum detalhe na hora de escrever tantas coisas), resolvi escrever um breve texto falando da tão amada/desejada Silhouette.

O que é?

A Silhouette Cameo é uma máquina que corta! Isso mesmo, ela basicamente corta. Tá… que mais? Ela parece uma impressora, só que ao invés de imprimir, ela usa uma lâmina que corta o “desenho” que estiver no programinha (gratuito) que acompanha a máquina. O nome desse programinha é Silhouette Studio, programa esse muito fácil de mexer.

Que materiais ela corta?

Papel de até 280g/m, adesivos, tecidos (com o uso de termocolante), mídia magnética, e diversos outros materiais de até 30,5 cm de largura por mais de 3 metros de comprimento.

Que “desenhos”eu consigo recortar na Silhouette Cameo?

O que sua imaginação permitir! caixinhas, bolsinhas, embalagens, personagens, adesivos decorativos…….. 
No programinha que acompanha a Silhouette CAMEO, o Silhouette Studio, tem váaaarias ferramentas de fácil utilização, que te permite desenhar, ou alterar desenhos/projetos já prontos.

Mas eu não sei desenhar nada, mesmo assim eu consigo recortar na Silhouette?

Junto do Silhouette Studio, existe uma biblioteca, nessa biblioteca já vem de fábrica 51 desenhos para recortar. Além desses desenhos, você também pode comprar projetos prontos na Silhouette Online Store (saiba mais sobre a Silhouette Online Store clicando aqui)! E não pense que você irá gastar uma grana comprando um pacote cheeeeeio de projetos que você nem vai usar como acontece em outras máquinas de recorte, e nem pagar absurdos em moldes prontos que não é possível nenhum tipo de alteração. Cada shape custa até U$0,99, ou seja, se você comprar um molde de uma caixa em forma de coração, vc pode usar quantas vezes quiser, além de pode modificar o tamanho e a forma da mesma.
Além disso, toda semana tem um shape grátis para baixarmos, além de promoções.

Não tenho como comprar shapes, e agora?

Como já disse anteriormente, você pode desenhar seus shapes, ou pegar imagens pela internet afora! Isso mesmo! Você pode pegar imagens da internet, abrir no silhouette studio, e usando a Ferramenta “rastreio” (pode deixar que vou preparar um tutorial de como rastrear imagens e cortar da Silhouette) vc determina o que quer cortar! facim facim! No DVD exclusivo da Silhouette Brasil que acompanha a silhouette, explica toooodos esses detalhes ˆˆ

O que acompanha a Silhouette Cameo?

Comprando a Silhouette Cameo pelo site da Silhouette Brasil (empresa essa que eu recomendo por te dar 1 ano de garantia além de suporte técnico) ela virá com os seguintes ítens:

– 1 lâmina de corte: essa lâmina que vai cortar seus desenhos… ela possui 10 ajustes de profundidade, podendo cortar papéis de até 0.5mm, dependendo de sua gramatura.
– 1 base plástica para recortes de até 30,5×30,5 cm: Essa base é fundamental para o recorte tanto do papel, quanto para outras mídias. É ela que mantém o material aderido enquanto a lâmina faz o recorte.
– Curso em DVD esclusivo Silhouette Brasil
– Software Silhouette Studio
– CD com centenas de exclusivos modelos para corte
– Cabo de energia
– Cabo USB
– Guia de instruções

Agora que vocês já leram tudo, dêem uma olhadinha nesse infográfico, acho que vai ficar mais claro ainda!

Espero que eu tenha conseguido tirar algumas dúvidas! Depois posto um pouco sobre os acessórios a parte que vocês podem usar com a Silhouette Cameo! 
Beijoooos!

6 thoughts on “Silhou o que? Silhouette?

  1. Anônimo says:

    Bom dia, minha mãe ganhou uma máquina dessa, e queria achei muito interessante tudo que ela pode fazer, queria saber se é difícil de usar?
    vi os comentários anteriores, você também pode me explicar como cortar coroas? a festa da minha filha vai ser de princesa (ela própria) e precisaria fazer algumas.!
    e-mail: kaah__zinha@hotmail.com
    obrigada!!

  2. dancrib says:

    Oi!! Tenho uma, e de algum tempo pra cá, não consigo mais usá-la, recorta td torto os adesivos, entrei em contato com o suporte e para minha surpresa, ela não está cortando papéis com brilho, mesmo passando uma borracha branca antes de imprimir ( nas bordas ), segundo a atendente do suporte, não adianta q papel photo glossy ela não consegue cortar pois tem muito brilho. Agora me pergunto, E agora?? se só posso utilizar esse tipo de papel, de q me adianta a silhouette? Alguém tem alguma dica?

    Obrigada!

  3. Anônimo says:

    olá….a amiga ai acima…se seu papel glossy for adesivo ..preste atenção se ele não imprimiu com folga na margem…tive varios problemas devido a isso..problema ocorre pq o pepel glosssy é grosso para a impressora não sei qual vc utiliza …as vezes ele puxa muito ai a marca fica muito para baixo ai fica ruim para a maquina detectar as marcas, e quando detecta e la imprime fora de onde era para ser ….tem como fazer uns ajustes para não perder a folha impressa..recortando a sobra

Comentários não permitidos.